Como chegar aqui:

Secretaria Acadêmica

Dúvidas Acadêmicas

Calendário Acadêmico
O Calendário Acadêmico estabelece informações relativas ao período das atividades escolares, datas, prazos, eventos e solenidades. É a partir dele que os alunos e professores devem orientar-se para administrar as atividades acadêmicas.


Matrícula dos Calouros
A matrícula para os calouros é realizada na secretaria acadêmica de acordo com o calendário acadêmico.


Matrícula dos Veteranos
É realizada no período previsto pelo Calendário Acadêmico pela internet. A não efetivação desta, no prazo estabelecido, caracterizará abandono de curso. Após a matrícula, é permitido ao acadêmico os ajustes necessários (ver calendário acadêmico). Depois deste período, havendo necessidade de novos ajustes, é preciso buscar orientação na Secretaria Acadêmica.


Trancamento de Matrícula
O aluno pode solicitar trancamento de matrícula se estiver impedido de cursar o semestre desde que obedeça aos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.  Pode solicitar até 4 (quatro) semestres de trancamentos simultâneos ou alternados. No entanto, deve ficar atento ao período que expira o trancamento, pois há obrigatoriedade de fazer sua matrícula junto com os veteranos de acordo com o calendário acadêmico vigente sob pena de perder a vaga (abandono de curso).


Educação Física Curricular
A Educação Física é uma disciplina obrigatória. Atualmente, a carga horária é dividida em duas disciplinas de 36 h/a e devem ser cursadas obrigatoriamente  na primeira e segunda fase do curso. Calouros devem se informar sobre esta matrícula na Secretaria Acadêmica. Alunos do segundo período devem fazer a matrícula pela internet.


Dispensa e Validação de Disciplina
A dispensa deverá ser requerida quando o aluno, por lei ou por regulamentação interna da UDESC, fica desobrigado a cursar a disciplina. Já a validação é possível ao acadêmico que já tenha cursado a disciplina em outra instituição de nível superior e queira validá-la em sua nova grade curricular. Em ambos os casos, os prazos previstos pelo Calendário Acadêmico devem ser respeitados.


Suficiência
É permitida a realização de provas de suficiência ao aluno com extraordinário aproveitamento nos estudos. Cada curso definirá as disciplinas passíveis de aplicação das suficiências. Os interessados devem inscrever-se na Secretaria Acadêmica respeitando as datas previstas no Calendário Acadêmico.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares são OBRIGATÓRIAS para que o aluno conclua os Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Produção (CEPLAN/UDESC). São atividades cursadas de modo a aprimorar a formação acadêmica e devem, necessariamente, estar relacionadas à área de formação do acadêmico.

   ♦ Tais atividades são regulamentadas pela Resolução Nº 26/2012 – CONSEPE.

   ♦ Requerimento para análise de Atividades Complementares, clique aqui.
 


Curso
 

Atividades Complementares Mínimas
 
Prazo limite para realização

Carga Horária
 
Créditos

Bacharelado em Sistemas de Informação
 
288 h/a 16 Até o último
semestre
Engenharia
de Produção
Habilitação: Mecânica


360 h/a

 
20 Até o penúltimo semestre
 
Lembramos que é de responsabilidade do aluno a realização de tais atividades, estando as Chefias dos Departamentos e a Direção de Ensino de Graduação à disposição para maiores esclarecimentos.


Frequência
A frequência mínima e obrigatória por disciplina é de 75% das aulas dadas. A partir de 2004/02 os alunos que reprovarem por frequência em disciplinas da sua grade curricular terão a nota 0.0 considerada em sua média global. Quando for emitido o histórico escolar oficial, estas médias serão desconsideradas, valendo apenas as notas das disciplinas efetivamente cursadas.


Abono de faltas
A legislação em vigor não prevê o abono de faltas. A exceção é permitida, devidamente justificada/protocolada através da Secretaria Acadêmica, nos seguintes casos:

* Aluno Militar: terá faltas abonadas, obtendo aprovação por frequência mesmo que não cumpra o mínimo exigido, no entanto, deverá prestar provas e exames parciais e finais, estando aprovado na disciplina se obtiver aprovação por nota. (Lei nº 4.375/64, Art. 60, parágrafo 4º - Decreto .Lei nº 715/69, Art. 1º)

* Ausência por participação em competições esportivas Nacionais e Oficiais: Até o limite máximo de 25% da carga horária da disciplina é considerada como atividade curricular, para efeito de verificação da assiduidade; Neste caso, ainda, a Universidade deve propiciar prova em época especial para avaliação do aproveitamento.

* Exercícios Domiciliares: É o direito do aluno que está acometido por doença infectocontagiosa, doenças previstas na legislação e aluna a partir do 8º mês de gestação de continuar seus estudos sem prejuízo da frequência na(s) disciplina(s), devidamente comprovados através de atestado médico. Neste caso, os professores são comunicados pela Coordenação de Curso da situação do aluno e encaminham exercícios com cronograma de trabalhos à Coordenação de Curso respectiva para que realize os trabalhos em sua residência. Para gestante são 90 dias de afastamento a partir da data do atestado. Para casos de doença, só terá direito de solicitar exercícios domiciliares se o atestado médico for superior a 15 dias, valendo o afastamento a partir da data do atestado. A solicitação é feita na Secretaria Acadêmica pelo aluno ou procurador até 5 (cinco) dias úteis contados a partir do início do impedimento, expressamente comprovado. (Resolução nº 027/2005 . CONSEPE).

 

Transferências
Os acadêmicos podem trocar de habilitação (transferência interna) uma única vez durante sua estada na Universidade. A transferência interna se dá mediante a abertura de vagas publicadas em edital específico. As datas para requerer Transferência Interna estão no Calendário Acadêmico.


Bolsas Acadêmicas
São quatro modalidades de bolsas: pesquisa, extensão, monitoria e apoio discente. Para estas modalidades os alunos interessados deverão ficar atentos aos editais que serão publicados no mural e no site do CEPLAN no decorrer do ano letivo. 


Verificação de Aprendizagem e Aproveitamento Escolar
Cada professor estabelece em seu plano de ensino a forma como procederá a verificação de aprendizagem. Para obter o aproveitamento do semestre, o acadêmico deve ter a média semestral igual ou superior a 7,0. Se não tiver esta média, o acadêmico ficará em exame, devendo obter a média final igual ou superior a 5,0.


Informações sobre o Cálculo de Notas
A avaliação do rendimento escolar está definida no Regimento Geral da UDESC (SEÇÃO II).


Abaixo o resumo do Regimento:
  • 1. Na avaliação do aproveitamento/rendimento dos alunos, as médias finais serão expressas de 0 (zero) a 10 (dez), até décimos.
  • 2. Para cumprimento do ítem anterior, será efetuado o arredondamento estatístico, conforme os Art. 78 e 79 do Regimento Geral da UDESC, de acordo com a Resolução no 003/93 – CONSEPE.
  • 3. Cálculo da Média Final (MF):
              Média Semestral (MS):
              (MS) >= 7,0 = Aprovado
              (MS) < 7,0 = Exame Final (EF)
              MF = (MS x 6 + EF x 4) / 10
              MF = 5,0 = Aprovado
              MF < 5,0 = Reprovado

              
Calcular a nota necessária no exame
 
Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN / Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081 / Telefone: (47) 3647-0074
© 2010-2012 SETIC - UDESC