Como chegar aqui:

Dep. Tec. Industrial - DTI

Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica

O curso de Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica do CEPLAN / UDESC tem como objetivo geral formar profissionais da área de Engenharia de Produção com sólidos conhecimentos técnico-científico e profissional geral, capacitados a atuar no campo da pesquisa, e no desenvolvimento e gerenciamento de processos produtivos, inseridos no contexto econômico-empresarial e social, segundo princípios éticos, profissionais e ambientais.

Duração: O período mínimo de integralização do curso é de 10 semestres, e o período máximo de integralização é de 18 semestres.

Número de vagas: 35 vagas por semestre.

Turno: Vespertino e noturno de 2ª a 6ª feira, e matutino aos sábados.

Perfil Profissional

Na busca de estabelecer uma relação com a proposta apresentada, ao invés de uma definição de um perfil profissional, preferiu-se a configuração de um perfil profissiográfico que possa responder à velocidade das transformações, ao acúmulo do conhecimento disponível através das novas tecnologias e aos desafios do mercado de trabalho, considerando que o seu exercício exige flexibilidade, criatividade, autonomia e uma formação contínua. 

Nesse sentido, cabe ao estudante construir competências e buscar o devido aprofundamento no campo do conhecimento geral e específico, os percursos individuais de aprendizagem, os modos e áreas de aplicação do seu conhecimento para que sua atuação na sociedade e no mercado de trabalho seja participativa e cooperativa e, o seu fazer, a expressão de sua realização pessoal.

A interdisciplinaridade na abordagem mecânica e de gerência de produção objetiva a formação de um profissional dotado de capacidade de utilização dos recursos de diversas áreas científicas para a resolução de problemas científicos de Engenharia de Produção. Tal formação traduz-se em uma maior capacidade de diálogo entre profissionais da área de produção, contrapondo-se à superespecialização típica de um programa de estudos avançados.

Ao longo do desenvolvimento do currículo pretende-se a formação de um engenheiro com forte base científica e tecnológica, para conceber, desenvolver pesquisas e elaborar projetos, podendo envolver-se com o projeto e o desenvolvimento de novas tecnologias, processos e sistemas, com ênfase na área de produção respeitando os princípios de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

O egresso do curso de Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica do CEPLAN / UDESC poderá atuar em: empresas, órgãos públicos, instituições de ensino, instituições de pesquisa e outros decorrentes do contexto da demanda e da necessidade social e de mercado, orientando-se pela resolução nº 235, de 09 de outubro de 1975 do Ministério do Trabalho (por intermédio do conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA). 

Chefe de Departamento

Prof.  Moacyr Carlos Possan Junior
moacyr.possan@udesc.br
 
Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN / Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081 / Telefone: (47) 3647-0074
© 2010-2012 SETIC - UDESC