Como chegar aqui:

História

O início das atividades da UDESC em São Bento do Sul

A UDESC iniciou suas atividades em São Bento do sul através do curso de Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis em agosto de 1994. O curso vinculado a UDESC Joinville inicialmente foi mantido através de convênio entre, UDESC, ACISBS (Associação Comercial Industrial de São Bento do Sul), Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, e FETEP (Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa). O curso nasceu como resultado da reivindicação de lideranças e empresários da comunidade do Planalto Norte do Estado com objetivo principal de formar profissionais qualificados para indústria moveleira da região. Nessa época, o curso funcionava junto às instalações da FETEP, atual SENAI, localizada na Rua Hans Dieter Schmit do Bairro Centenário. Com aumento de procura pelo curso, a partir de agosto de 1999, o vestibular, que era anual, passou a ser semestral. Atendendo um anseio da comunidade estudantil e empresarial, e visando a democratização do acesso à Universidade, o curso que até então era diurno, foi transferido para o período noturno. A primeira turma de alunos do curso de Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis se formou em 14 de agosto de 1997.

O início do Curso de Sistemas de Informação

Em fevereiro de 2002, apesar de dificuldades financeiras da UDESC para iniciar novos cursos, com objetivo de promover desenvolvimento social e econômico na região de Planalto Norte, a UDESC-Joinville iniciou em São Bento do Sul mais um curso de graduação: o curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. A necessidade de mais espaço físico, agora com o curso de Sistemas de Informação, fez com que em fevereiro de 2002 a UDESC se transferisse do SENAI/FETEP para o Colégio São Bento localizado próxima à Igreja Matriz.

O Campus da UDESC em São Bento do Sul

Pensando no crescimento futuro, a UDESC planejou a construção do seu Campus de São Bento do Sul. Em um terreno, doado pela prefeitura, na Vila Centenário próximo ao SENAI, a UDESC construiu sua sede própria, e em fevereiro de 2005 para lá transferiu suas atividades. O Campus de São Bento do Sul, agora com novas instalações, está situado à Rua Luiz Fernando Hastreiter nº 180, em um terreno de dezoito mil metros quadrados, com dois mil trezentos e vinte metros quadrados de área construída, dividido em dois blocos. Os novos prédios abrigam quinze salas de aula, oito laboratórios, uma biblioteca, um campo de futebol, salas de professores e área administrativa. Desses laboratórios, quatro são destinados ao curso de Sistemas de Informação: três de laboratórios de informática e um de Hardware e Redes, enquanto três são destinados para o curso de Tecnologia Mecânica: um de Química, um de Máquinas e Ferramentas e um outro de Física e Botânica. Além desses laboratórios, há mais um laboratório de informática que atende ambos os cursos.

O ingresso aos cursos e o funcionamento do Campus

Atualmente a UDESC realiza vestibulares duas vezes por ano para ambos os cursos. A cada semestre entram 40 alunos no curso de Sistemas de Informação e 30 alunos no curso de Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis. Os cursos são oferecidos no período noturno e têm a duração de três anos. Pelo fato dos cursos serem noturnos, por enquanto, o horário de funcionamento da UDESC se limita à tarde e à noite, das 13:00 às 22:30 horas.

 
Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN / Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081 / Telefone: (47) 3647-0074
© 2010-2012 SETIC - UDESC